Criar filhos é trabalho.

Gerenciar os cuidados com a casa e com as crias, garantir no "corpo a corpo" saúde, alimentação, um ambiente amoroso e apropriado para os pequenos, é trabalho. Um trabalho invisível, porque há tempos acontece na intimidade dos lares e escolas (como se os progenitores e educadores fossem os únicos responsáveis pela gente nova que está chegando no planeta) e socialmente desvalorizado. Mas, é trabalho. Demanda preparo, planejamento, horas, energia. Cansa.  

 Crédito-foto: Projeto No Colo, de Laís Gouveia, Tanto Mar Fotografia.

Crédito-foto: Projeto No Colo, de Laís Gouveia, Tanto Mar Fotografia.

O mercado de trabalho precisa avançar para reconhecer a dupla jornada que mulheres -- e, mais recentemente, homens -- enfrentam quando nasce um filhx. 75% das mulheres que empreendem o fazem após se tornarem mães, por não verem atendidas suas novas necessidades no modelo de trabalho anterior (pesquisa da Rede Mulher Empreendedora).

7 entre 10 mulheres que me buscam para o Coaching para Mães chegam pressionadas por um modelo de trabalho que não só não reconhece as novas necessidades e dinâmicas de uma pessoa que tem a vida dos filhos para garantir, como passa a colocá-la em um impasse: ou ela fica em casa criando os filhos, ou segue produzindo como se não fosse mãe (ressalva: num cenário em que os homens-pais estão cada vez mais tomando seu lugar de co-cuidadores, mas ainda são poucos).

A única solução possível parece se desligar do emprego. 

Mas, gente: não é. E se for, que seja para encontrar algo efetivamente melhor.

É pra te apoiar a tomar a melhor decisão que o Workshop Maternidade+Trabalho existe.

Segundo pesquisa da Rede Mulher Empreendedora, 75% das mulheres que empreendem tomam essa decisão a partir da chegada dos filhos. Confira neste teaser o depoimento de mulheres da Rede Maternativa contando sobre suas experiências no mercado de trabalho após a maternidade.

Que novo modelo de trabalho queremos?

Se você se identificou com o que descrevi até aqui, saiba: esta questão não é só sua.

E, se ela não é só sua, então a solução pra esta questão também não é só sua. Ela é coletiva. Envolve nós, mulheres-mães, mas também envolve os co-cuidadores (pais, avós, tios/as, pa/madrinhxs, educadores), empregadores e parceiros/as de trabalho que também vão precisar mudar junto com você para encontrar uma solução não óbvia para criar um novo modelo de trabalho bom pra todo mundo.

autotrabalho movido pelo filho.jpg

Mas, o primeiro passo é saber:

O que nós, mulheres mães, queremos como modelo de trabalho que respeite e permita que a gente pratique uma maternidade saudável + se desenvolva profissionalmente?

Porque se a gente não conseguir desenhar esse modelo e sustentá-lo como proposta viável em nossas negociações, não será "o mercado" que vai mudar para nos receber. 

workshop Maternidade+Trabalho

No Workshop Maternidade+Trabalho reuni o que há de mais importante para cada mulher conseguir ter clareza sobre seu novo modelo de trabalho, e qual caminho trilhar para conseguir trabalhar e maternar. 

O Workshop Maternidade+Trabalho é especialmente para você que é mãe e que vive uma ou mais dessas situações:

  • Está em licença-maternidade, e não sabe se quer voltar para a rotina usual de trabalho;

  • Está em licença ou já voltou, mas está insatisfeita tanto com o que faz quanto com o modelo de trabalho atual; e quer clareza para descobrir qual o trabalho mais significativo para você, e o esquema que mais dará certo daqui pra frente;

  • Foi demitida ou pediu demissão, e quer ampliar suas possibilidades para trabalhar de um jeito diferente agora, com mais sentido e prosperidade;

  • É empreendedora, e quer se organizar melhor para conseguir maternar e empreender da melhor maneira possível;

  • É empreendedora, e quer aprimorar seus negócios (ou dar uma guinada para outra direção).

WORKSHOP Maternidade+Trabalho: 

/Workshop

1 final de semana intensivo, para você aumentar seu conhecimento sobre o que você quer como mãe e profissional; ampliar seu repertório de oportunidades; saber escolher os melhores caminhos profissionais que conciliem tudo o que é importante pra você; e sair organizada, com direção, vontade e clareza sobre o que você precisa fazer para viver seu melhor modelo de trabalho daqui pra frente.


/sábado, das 9 às 18h e domingo, das 9 às 13h.
/valor: em até 2x R$ 250,00

Próxima turma: em breve.