Qual o cenário atual para mulheres-mães frente ao mercado?

75% das mulheres que empreendem o fazem após se tornarem mães, por não verem atendidas suas novas necessidades no modelo de trabalho anterior, segundo pesquisa da Rede Mulher Empreendedora de 2016.

50% das mulheres que gozam licença-maternidade remunerada não volta ao mercado por 3 anos após o término da licença, segundo pesquisa da FGV de 2017.

"Filhos não impedem que as mulheres tenham uma carreira. São os maridos", segundo pesquisa com ex-alunas potenciais executivas de Harvard, de 2013, apontando para a assimetria na divisão do trabalho doméstico (e, portanto, na fruição do tempo e capacidade financeira para investir no crescimento profissional) entre homens e mulheres após se tornarem pais e mães.

 

Maternidade é um divisor de águas no desenho da carreira da mulher. 

Uma amiga e parceira consultora criou uma teoria que ilustra a importância da maternidade para o crescimento profissional da mulher que escolhe ter filhos: a carreira em M. A carreira começa por uma ascendente, retrai com a maternidade em um processo de renovação, e volta a uma nova ascendente, com a propulsão do realinhamento com o que é inegociável e profundamente significativo que a maternidade propiciou para esta mulher. 

Sem dúvidas, a carreira em M poderia ilustrar a maternidade como um divisor de águas para melhor: a mulher que é forjada pela experiência de ser mãe, se apoiada para viver esta transformação, cresce junto com seus filhos, e se torna incomparavelmente mais criativa, eficiente, motivada, produtiva e assertiva, além de ter suas capacidades socioemocionais ultra desenvolvidas pela escola diária que é se relacionar com as crianças!  

Mas... Não é assim.

Além das estatísticas que abrem esta página, há pesquisas que indicam que mulheres em início de carreira consideram reduzir sua potência e não almejar cargos de alto-impacto por planejarem ser mães. 

Mulheres fazem isso porque não conhecem outras mulheres que não precisaram esquecer que eram mães ao pisar na empresa.

Por ora, a realidade é que o mercado deixa de crescer junto com essas mulheres. E perde muito. 

No entanto, isso pode mudar.

 

 Crédito-foto:  Belle Favarin Fotografia , para evento de fomento ao empreendedorismo materno da  Rede Maternativa

Crédito-foto: Belle Favarin Fotografia, para evento de fomento ao empreendedorismo materno da Rede Maternativa

Consultoria Maternidade+Trabalho

Por receber cada vez mais mulheres mães no CGM - Coaching em Grupo para Mães, e por estar em contato com organizações que buscam melhores soluções para o desequilíbrio de gênero em suas equipes, uni a escuta das necessidades de ambos os lados e desenhei 4 módulos de consultoria que focam nos aspectos cruciais para organizações que priorizam o tema Mulher em sua visão de negócios. Eles podem ser contratados em conjunto, ou de maneira avulsa:

 

Módulo Diagnóstico

Realizar um diagnóstico tem como principal propósito ouvir as colaboradoras sobre suas necessidades, visão de futuro e pontos sensíveis na relação com a empresa. Para empresas interessadas em conhecer de fato sua cultura com relação a gênero e dialogar com sua equipe e stakeholders, a fim de prevenir conflitos, otimizar recursos e pensar soluções em conjunto. 

Módulo Sensibilização e Diálogo.

Este módulo oferece um conjunto de eventos para todo o público interno da empresa: Palestras, Rodas de Diálogo entre Mulheres, entre Homens, e Rodas Mistas, para debater Maternidade e Paternidade em uma perspectiva sensível, para além dos estereótipos. Para empresas que sabem da necessidade de valorizar a maternidade e a paternidade, e da importância da sensibilização como caminho para inovar modelos de trabalho que incluam e valorizem a maternidade e paternidade. 

 Crédito-foto:  Andrea Scagliusi Fotografias , em ensaio com a  Lella Sá , mãe empreendedora.

Crédito-foto: Andrea Scagliusi Fotografias, em ensaio com a Lella Sá, mãe empreendedora.

Módulo Novos Modelos

Este módulo oferece oficinas de Pensamento Reflexivo, Inovação e Prototipagem de novos modelos de trabalho que incluam as necessidades de mulheres-mães, homens-pais e da empresa em novos desenhos de políticas internas e de condições de trabalho à luz da nova legislação trabalhista. Aqui, podem ser desenhados modelos que efetivem o homeoffice e o part-time, que ofereçam Licença Parental em vez de apenas licença-maternidade, entre outras soluções. 

Módulo Coaching para Mulheres

Este módulo oferece sessões coletivas ou individuais para funcionárias que desejarem pensar sobre o desenho de suas carreiras incluindo a maternidade em seu crescimento profissional, especialmente quando voltam de licença-maternidade. Que capacidades de posicionamento e negociação são necessárias para somar Maternidade+Trabalho? Que escolhas deverão ser feitas? O que é inegociável, nesse cenário? Para empresas que sabem da importância estratégica de abrir diálogo com suas colaboradoras e aproveitar a potência que nasce nelas com a maternidade. 

 

Para saber mais sobre como customizar a consultoria maternidade+trabalho em sua organização, entre em contato!