UM PROGRAMA EXTENSIVO PARA PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM COM MULHERES

Depois de algumas realizações, chega uma hora na trajetória profissional que algo parece faltar. Já sabemos com o que queremos trabalhar, provavelmente já entendemos o jeito como atuamos, já acertamos, já erramos. Já acumulamos experiência atuando através de nosso propósito. Mas, não necessariamente paramos para criar uma relação com o nosso fazer.

O que eu faço, afinal? Sei responder a isso de um modo simples? E como tornar o que eu faço vivo, generativo, "produtor" de novas perguntas, revelador de novas camadas de aprendizado para mim e para as mulheres que eu atendo? Como seguir aprendendo com o meu fazer?

É este o sentido do Aprimorar aqui. E é precisamente isto que vai te ajudar a dar um salto de qualidade (e sentido) em seu trabalho.

1.jpg

O MOVIMENTO DE (TRANS)FORMAÇÃO ACONTECE ATRAVÉS DE UM ENCONTRO SINCERO: CONOSCO E COM O OUTRO.

citação no encontro da comunidade global de Ativismo Delicado, Towerland, África do Sul, 2018.

 

O PROGRAMA - BAIXE O PDF AQUI

Você vai aprimorar sua prática - esteja você atuando como líder de equipe, gestora de projetos, consultora, terapeuta, coach, doula, obstetra, obstetriz, pediatra, educadora, mãe... - lapidando-se em:

  • um pequeno grupo de 10 (mIn) a 15 participantes;

  • um pulso de 6 encontros intensivos presenciais (de 18h cada)

  • 5 aulas temáticas online (de 1h30 cada)

  • 2 sessões individuais de Mentoria (de 1h cada, para te apoiar no desenho de processos que queira oferecer)

  • 2 sessões individuais de Supervisão (de 1h cada, para você aprender elaborando o que aconteceu em um atendimento/evento/projeto específico).

Serão 120 horas de atividades, coordenadas por Rita Monte e co-facilitadas com parceiros especialistas nos temas. Nosso processo vai de março de 2019 a fevereiro de 2020.

Além disso, teremos leituras recomendadas sobre o desenvolvimento da mulher, fenomenologia da mudança e como intervir em processos de transformação, bem como exercícios de escrita ao longo do programa.

OBS: As vagas para o Valor Mínimo (2 vagas) já foram preenchidas.

Rita Monte.png
Rita Monte (1).png
Rita Monte (2).png
 

FACILITADORAS CONVIDADAS

Convidei um verdadeiro “time dos sonhos” para estar conosco em nosso ano de Aprimoramento, profissionais que me inspiram e com quem aprendo:

Ana Biglione

Ana atua há mais de 12 anos no campo social e de desenvolvimento de pessoas e organizações, inspirada por um pensar e um fazer mais vivos e de fato transformadores, que é também a grande razão de ser da Noetá, iniciativa da qual é co-fundadora ao lado de outras 3 mulheres - entre as quais se encontram estudiosas e “guardiãs” do olhar inspirado em Goethe para processos de desenvolvimento. É mãe do Gael, mestranda em Philosophy of Social Innovation: Social Reflexive Practice, com Allan Kaplan e Sue Davidoff em parceria com a Crossfields Institute e Alanus University, na Alemanha.

Ana co-facilitará experiências, reflexões e compreensões sobre como ocorrem processos de mudança na natureza (e nas mulheres, portanto) através da Metamorfose e das Polaridades. Ela estará conosco nos módulos 2 e 4.

Ana Figueiredo

Socióloga, professora e dançarina formada pelo Isadora Duncan International Institute, estuda o mundo das imagens de arte e o universo dos mitos. Especializada na visão do mitólogo Joseph Campbell, conduz grupos de estudos baseados na obra de seu mestre. Dedica-se à atualização da linguagem dos mitos através da dança, dos mitos como metáfora, da arte e dos ritos de passagem.

Teremos a sorte de ter Ana conosco co-facilitando o módulo 3, sobre Mitos e Ritos femininos.

Claudia Pucci Abrahão

Claudia é escritora além de documentarista e diretora. Uma mulher que é íntima dos mistérios e que sabe traduzir isso em palavras. Eu me encantei por ela quando li Canto da Terra, um livro que narra sua experiência de tornar-se mais ela mesma através da maternidade.
Desde 2000, trabalha como roteirista e dramaturga. Integrou a Cia. dos Dramaturgos, e a residência internacional no Royal Court Theatre, em Londres. Escreveu mais de dez peças teatrais, e três delas foram editadas pela Editora Presságio no livro Dramaturgia: Campo de Transe, lançado durante a Flip 2017. É também autora dos livros Canto da Terra e Broto da Terra (ambos editados pela Pólen Livros), e em 2018 fez sua estreia na literatura fantástica com o romance Mistérios da Bússola Azul , o primeiro de uma trilogia.
Foi professora de audiovisual no curso de Design da ESPM por nove anos, além de orientadora de diversos projetos no Laboratório de Audiovisual. Atualmente é professora de roteiro da Escola Livre de Cinema de Santo André, e ministra cursos de escrita no Centro de Formação do Escritor (CLIPE) da Casa das Rosas, e também no SESC. É formada em Cinema (ECA/USP) e em Comunicação Social (ESPM). Seus textos, livros e filmes podem ser encontrados no blog www.giradodelirio.com.

Claudia estará conosco nutrindo o processo de escrita que permeará todo o Aprimoramento, em especial co-facilitando o módulo 3 - as Histórias, a Escuta e o Prazer na construção da Mulher.

Guilherme Nascimento Valadares

Único facilitador homem do Aprimoramento, e não à toa. Guilherme é co-fundador do Papo de Homem, plataforma de conteúdos e vivências sobre a desconstrução e a reconstrução das masculinidades na cultura brasileira. Ele produziu o documentário "Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero", realizado em parceria com a ONU Mulheres e Grupo Boticário, e é membro do Comitê #ElesporElas da ONU Mulheres no Brasil. Guilherme também é professor certificado do programa CEB (Cultivating Emotional Balance), pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies.

Ele estará conosco co-facilitando o módulo 4, propondo vivências e reflexões sobre a relação Feminino-Masculino na formação da mulher e do homem.

Fernanda Papa

Amiga há muitos anos, Fernanda é uma mulher que admiro demais. Atualmente, Fe Papa, como a conheço, atua como gerente de projetos na ONU Mulheres. Ela estará conosco em dezembro, para tocar no tema Mulheres e Poder, já que ela mesma é uma mulher de poder, e envolvida com poderes institucionais.

Em suas palavras:

“Tenho mais de 16 anos de experiência em cooperação nos campos de desenvolvimento, governo e ONGs. Sempre ativa em projetos locais, nacionais e internacionais relacionados aos direitos sociais, como uma conectora entre os diferentes stakeholders. Eu gosto de estabelecer pontes que entrelacem direitos de meninas, mulheres, juventude e outros direitos humanos, que são fundamentais para o desenvolvimento da democracia e para sociedades mais iguais e justas. Minha experiência com movimentos sociais, organizações da sociedade civil, setor acadêmico, governo, setor privado e mídia permitiu que as organizações para as quais trabalhei influenciassem os tomadores de decisão e para que as mudanças ocorressem do nível local ao nível nacional e global. As habilidades em planejamento, articulação, gerenciamento, monitoramento, avaliação e disseminação são favoráveis à minha gramática e prática. Especialmente para promover a participação, combater as desigualdades e violências, promover os direitos e ajudar a elevar a voz dos grupos desfavorecidos. Eu sou uma pessoa multi-culta-multi-tarefa, que valoriza muito os processos e aprendizados através do caminho em tudo o que faço”.

COORDENAÇÃO

Rita Monte

Rita trabalha com desenvolvimento de pessoas desde 2006 e orienta exclusivamente mulheres desde 2014, quando se tornou mãe e começou a sentir fortemente sua identidade mulher. "A relação mãe-filho ativa os potenciais adormecidos em nós", diz Rita, "tanto quanto somos pressionadas por estereótipos de gênero como nunca antes".

Questionamentos como: "O que é ser mulher para mim, e o que pode ser? O que ser mulher afeta minha história passada e que possibilidades me abre para o futuro?" movem seu trabalho de Coaching para Mulheres e Mães em Transição.

Em sua trajetória, que inclui a coordenação de outros programas de formação (leia mais aqui), sempre buscou formações consistentes para poder ler processos de desenvolvimento e neles intervir de maneira responsável e potente, a serviço do crescimento orgânico e significativo de pessoas e organizações.

Assim, graduou-se em Direito (PUC-SP) e Jornalismo (ECA-USP), pós-graduou-se em Direitos Humanos (FD-USP), Gestão da Comunicação: Política, Educação e Cultura (ECA-USP) e Yoga (FMU) e aprofundou seu olhar para processos de transformação humanos com a formação livre de 3 anos em Psicossíntese (Centro de Psicossíntese de São Paulo) e formação continuada em Fenomenologia da Mudança com Allan Kaplan e Sue Davidoff desde 2006 (Proteus Initiative). Além disso, faz parte da Comunidade Global de Ativismo Delicado, com base na África do Sul, e integra a Formação de Facilitadores em Psicossíntese, programa de supervisão e aprofundamento de 3 anos.

 

INTERESSOU?

Quer fazer parte desse percurso, ser acompanhada por mim e por especialistas que admiro e aprimorar sua prática?

Então, preencha a Ficha de Inscrição abaixo para que possamos afinar seu interesse, e dê um passo para dentro deste grupo seleto <3

Te espero!

OBS: AS VAGAS PARA O VALOR MÍNIMO (2 VAGAS) JÁ FORAM PREENCHIDAS.

Nome *
Nome
Faça sua opção de valor aqui. O Valor Real é o parâmetro. Paute-se por ele. As vagas para o valor mínimo (2 vagas) já foram preenchidas.